sábado, 21 de dezembro de 2013

Bem Vindo Inverno e Dia + pequeno do Ano *



E Hoje começa a Estação do Ano que eu tanto gosto .... Inverno :) 
Mas como eu deve haver mais gente certo??? claro que nao gosto de tempestades de chuva mas gosto do friozinho,de me sentir quentinha num dia de frio,gosto do quente da lareira,gosto da chuva a cair e ve-la a cair da janela ..para mim tem o seu encanto .... Acho que ter nascido em Fevereiro e num dia de muita chuva e trevoada fez com que adorasse o Inverno, so pode  ;) 


Aproveitem ao maximo o dia de Hoje, pois hoje é o dia mais pequeno do ano :) 

Momento de festa ao longo da história à qual se associou a celebração do Natal, o solstício de inverno ocorre, este sábado, às 17.11 horas, com o dia a ter menos de nove horas e meia de sol em Portugal.
Na terra, o solstício de inverno no hemisfério norte e de verão no sul acontece precisamente às 17.11 horas, quando o sol atinge a zona mais baixa no horizonte, como explicou Carlos Santos, do Observatório Astronómico de Lisboa.
Naquele que é o dia mais pequeno do ano, o sol nasceu um pouco antes das 8.00 horas e põe-se às 17.19 horas (referência a Lisboa). Para este sábado, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê um dia sem nuvens mas tornando-se gradualmente muito nublado nas regiões do norte e centro. O vento será fraco e as temperaturas oscilam entre os 12 graus e os cinco.
Carlos Santos lembrou que o solstício é um momento a partir do qual os dias vão de novo gradualmente a ser maiores no hemisfério norte, e que tem a ver com a inclinação do eixo da terra e não com a distância entre o planeta e o sol.
Aliás, disse, o momento em que a terra está mais próxima do sol, o chamado periélio, acontece no início de janeiro (em julho é o momento em que está mais afastada, o afélio).
O responsável explicou ainda que o solstício é fácil de observar ("se olharmos para o sol todos os dias, ao meio dia veremos a descida dele no horizonte") e assinalado desde a antiguidade, havendo mesmo "monumentos megalíticos que estão orientados para o solstício".

"O Natal está relacionado com a cristianização de uma festa tradicional que tem a ver com o solstício", lembrou Carlos Santos, acrescentando que o momento simbolizava o renascimento ou o reinício, a festa do sol, o momento em que a luz vencia a escuridão e os dias iam voltar a ser maiores.
Na história não faltam referências à importância do solstício de inverno e ainda em 2012, faz hoje precisamente um ano, sacerdotes maias da Guatemala fizeram uma cerimónia para assinalar a data, considerada pelos maias como o início de uma nova era (21 de dezembro de 2012).
Em Portugal, uma tradição que ainda se mantém na zona de Bragança, dos caretos ou "festa dos rapazes", é uma "festa do solstício de inverno".
As festas pagãs que tradicionalmente se faziam para comemorar o solstício de inverno e honrar o sol terão, a partir do século IV, sido associadas ao Natal, uma festa cristã que assinala o nascimento de Jesus.
O inverno, que começa este sábado, dá lugar à primavera a partir de março. Com ou sem festas pagãs ou religiosas, os dias vão, a partir deste sábado, voltar a crescer, até 21 de junho, quando se assinala a noite mais curta. Era na antiguidade o momento de celebrar as colheitas.

In Jornal de Noticias - 21/12/2013 

2 comentários:

Piki Angel disse...

Ai eu não gosto, só de vir trabalhar de manhã e ver que estão 1 grau, até arrepia! Beijos

Piki Angel disse...

Ai eu não gosto, só de vir trabalhar de manhã e ver que estão 1 grau, até arrepia! Beijos

XOOOOO 2020 ----> Vem 2021 🧿 🙏

  O balanço será sempre comigo. No foco das perguntas que fiz à vida, muito mais que nas respostas que ela meu deu. Na bússola calibrada pel...